quinta-feira, 21 de maio de 2009

Troca da correia dentada do motor VW a agua todos AP 1.6 - 1.8 - 2.0







FORD ESCORT , VERONA , APOLO , LOGUS, SANTANA , GOL(TODOS), VOYAGE, PASSAT
PARATI , ROYALE ,QUANTUN,VERSAILES




Iniciando como trocar a correia dentada.




Como tirar a correia.




1 -Retire a tampa protetora da correia dentada:
Solte os dois parafusos dianteiros da tampa superior.
Solte o parafuso abaixo da tampa com uma chave tipo allem sextavado.
Puxe a tampa e a deixe de lado.




2- Solte o rolamento esticador da correia, com uma chave 15 mm.




3-Retire a correia da bomba d'água, (se tiver ar condicionado, direção hidráulica também as tire).




4- Retire a polia inferior do motor, e a proteção inferior da correia dentada (alguns veículos tem parafusos allem na parte inferior da proteção ).




5- Retire a correia dentada.
Como colocar uma correia nova




1-Sicronize as engrenagens do comando do cabeçote, comando do distribuidor e do virabrequim.




2-Sincronize a engrenagem do virabrequim pela janela do cambio(embreagem) colocando em 0T (ponto morto superior, PMS) alinhado com uma seta que existe na janela para esse fim, use um pendente de luz.




3-Gire e sincronize o comando do cabeçote com uma chave de 19 mm até que fique visível uma pequena punção do lado interno da polia (olhando para o cabeçote com a polia do comando na sua frente a punção interna deve ficar no lado esquerdo. das velas ou direito)o furo deve estar alinhado um pouco acima aonde a junta da tampa acenta no cabeçote acima uns cinco milímetros de distância do cabeçote.



4-Sincronize a engrenagem intermediária (é a do distribuidor)apontando o rotor para o lugar onde seria o 1º cilindro, existe um pequeno risco em relevo na carcaça do distribuidor que índica ser o primeiro cilindro (olhando o distribuidor por cima).



5-As ordens dos fios de velas não podem ser alteradas, são ela 1342 ou seja o fio que você apontou o rotor será o número um que é a vela próxima do câmbio o rotor roda no sentido horário fica sendo então a ordem de explosão UM TRÊS QUATRO E DOIS(sentido horário)com suas respectivas velas começando a vela um próxima do câmbio seguindo da vela dois com o fio de ordem dois.



6- Após as três engrenagens estarem sincronizadas, coloque a correia dentada mas com cuidado para não tirar alguma engrenagem do ponto de sincronismo que você colocou. Regule a folga da correia girando o rolamento esticador da correia no sentido horário, que exercerá uma pressão sobre a correia e a esticará, soltando e apertando o rolamento no sentido horário você fará a regulagem da tensão da correia (tensão correta é quando se consegue trocer a correia meia volta sem esforço ), não deixe muito esticada pois poderá estragar o rolamento esticador ou mesmo causará barulho se ficar solta.



7- Ponha a tampa inferior e superior e aperte com pouca força os parafusos .



8-Coloque a polia inferior, e as correias que foram tiradas e regule-as sem deixar folga (o



contrario da dentada)pois se ficar com folga poderá patinar e fazer barulho(gritar).



9- Ponha a polia inferior e aperte com força(calcule uns 10 kilos de força).



10-Solte um pouco o parafuso do distribuidor e de a partida no motor, após funcionar segure o motor em uma rotação de uns 3000 giros e gire o distribuidor sentido horário e anti-horário verificando qual o melhor ponto que o motor funciona sem dar pequenos estouros ou morrer (o motor tem que funcionar sem tremer ai sim ele estará no ponto), aperte o ditribuidor desligue e ligue para ver se não ficou pesada a partida, se ficou pesada volte no sentido anti-horário um pouco só e teste de novo a partida. Verifique se o carro liga e desliga a ventoinha de refrigeração. Se dispor de lâmpada de ponto regular o ponto com ela.
Não esqueça nenhum parafuso sem apertar .



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário