quinta-feira, 21 de maio de 2009

DICAS - Injeção Diesel

Dica diesel 03: Sistema PLD/ADM - Teste do sensor de temperatura

Os sensores de temperatura:

- No sistema PLD/ADM encontramos sensores destinados à calcular a temperatura do ar, a temperatura do fluido refrigerante (água), a temperatura do combustível (óleo diesel) e a temperatura do óleo lubrificante. - Falaremos a seguir como podemos testar, passo a passo, o circuito do sensor de temperatura do líquido refrigerante (água).
Teste do circuito do sensor de temperatura da água:- O sensor de Temperatura da água está posicionado no cabeçote do motor acima do pré-filtro de óleo, próximo a válvula termostática (série 900) ou no bloco do motor entre a 2ª e a 3ª unidade injetora (série 457).

- Sua informação é utilizada pelo PLD , basicamente, no cálculo do débito de partida, no cálculo de tempo de injeção e para evitar o superaquecimento do motor.
Atenção!- Efetuar os testes obedecendo a seqüência. Antes, efetuar o teste de carga das baterias.
1º Teste (teste de alimentação do sensor)-

Desconectar o conector elétrico do sensor de temperatura da água.- Ligar a ignição sem dar partida.- Selecionar o multímetro na escala volts (VDC).- Medir a voltagem no terminal 1 (fio VM/AM) do conector elétrico do sensor (lado do chicote).- A voltagem deve ser de aproximadamente 5 volts VDC (entre 4,6 e 5,2 volts).


2º Teste (teste de aterramento do sensor)- Com o conector elétrico do sensor de temperatura da água ainda desconectado.- Conectar o analizador de polaridade no terminal 2 (fio BR/AM) do conector (lado do chicote).- Deve haver polaridade negativa.



3º Teste (teste da voltagem de retorno - sinal)- Desligar a ignição.- Reconectar o conector elétrico do sensor de temperatura da água.- Dar partida no motor e deixar o veículo em marcha-lenta.- Selecionar o multímetro na escala volts (VDC).- Medir a voltagem no terminal 1 (fio VM/AM) do conector elétrico do sensor.- Comparar a voltagem medida com a tabelada.





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